Retratos de ruínas & outros fantasmas comuns

Disponibilidade: Brasil

& agora
por onde vou
para sempre estou amarrado
às sinfonias dos teus ossos

R$45,00

_sobre este livro

Em 2018, um tremor abalou o bairro do Pinheiro, vizinhança tradicional de Maceió (AL). O Serviço Geológico do Brasil descobriu que as falhas geológicas foram resultado da exploração de sal-gema, feita por uma empresa gigante nacional instalada na cidade. Em acordo bilionário, os moradores que deixaram o local foram indenizados, mas não houve qualquer responsabilização ou punição por transformar quatro bairros em ruas fantasmas, mudando o rumo de cerca de 40 mil vidas. Do pó ao pó num piscar de olhos. Criou-se assim uma imagem apocalíptica, que diz tanto sobre os desmontes do País, quanto sobre uma tessitura de rompimento do que entendemos por Lar.

Em um projeto poético impactado pelas imagens do bairro do Pinheiro e dos recentes desastres sociais e emocionais do Brasil, o livro “Retratos de ruínas & outros fantasmas comuns”, de André Santa Rosa, busca narrar as pequenas políticas de vivermos num país em devastação. Apresentando uma série de 35 poemas, a obra tem como arquitetura, e imagem central, a planta de uma casa assombrada, erguida para projetar a tal sombra no papel. “agora partiremos cada um para/um canto da cidade/os carros vão continuar/passando infinitamente/um dia as crianças aprendem/ a deslizar por entre os desmoronamentos”, escreve no poema “everything ‘s in it’s right place”. Nas páginas que seguem, o leitor encontrará o gesto literário de erguer construções vazias. De vislumbrar despedidas de pessoas, de ideias e de cômodos afetivos.

“Retratos de ruínas & outros fantasmas comuns” é um livro que pensa a banalidade e o sentimento de finitude do mal-estar brasileiro. Bem como descreve o crítico literário Schneider Carpeggiani no posfácio do livro: “Acredito que a poesia dos últimos 10 anos cumpriu o difícil exercício de descrever o mal-estar de viver num Brasil que vai despencando a cada ano, como nenhuma outra arte fez. Um livro de história do Brasil da última década tem de ser também um livro sobre os poemas da última década”.

 

_outras informações

isbn: 978-65-5900-138-5
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14x19,5cm
páginas: 84 páginas
papel: pólen 90 gramas
ano de edição: 2021
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0