Blues do homem contra o sol

Disponibilidade: Brasil

grande era o pé de abóbora
bonito era o pé de abóbora

rama em cima de rama
flor em cima de flor

só tinha um defeito:
nasceu no lixão da cidade

R$45,00

_sobre este livro

Os carcarás estão desnutridos. Deus e o Diabo foram embora da Terra do Sol e se esqueceram dela. Globalizaram o sertão do sertanejo, e ele já não consegue morar em lugar nenhum sem viver contrariado. É nesta atmosfera insólita que este blues se desenha. É a partir do delírio causado pelo sol na cabeça que nasce cada poema escrito por Aliedson Lima. E aqui falo de um poeta que abraça “fraternalmente o absurdo/nosso de cada esquina”, tecendo versos “sobre o rinoceronte enclausurado que ataca as grades do meu peito”. Do nosso peito.

Não há mais tempo para a poesia. Eu sei disso, o leitor que tem esta obra em mãos provavelmente já alimenta uma ideia parecida, mas o poeta jamais pode abrir mão do seu delírio em prol da realidade. Afinal, é a alucinada vontade de se agarrar à poesia, quando tudo parece se aproximar de um fim, o que o move adiante. Esteja ele desafiando a Deus ou sucumbindo ao poema com “a navalha nos dentes”, como “alguém que desaprendeu a chorar/e que sorri pra alimentar a desesperança”.

Por falar em Deus, ao ler Aliedson, podemos nos perguntar se Ele existe mesmo ou se é apenas um primoroso recurso literário. Percorrendo as suas linhas, refletimos sobre a possibilidade de a literatura universal ser encontrada no meio do mato, sorrimos diante do amor inocente e até nos questionamos, vez ou outra, se a literatura regional pode existir em centros urbanos. É provável que terminemos a leitura quase sempre sem respostas, mas não é para encontrar respostas que lemos poesia.

Aliás, para que lemos um poema? Para que “não esperemos mais pelo tempo”? Para que possamos não mais respirar pela boca? Eu sinceramente não sei. E é por isso que continuo a ler este blues do homem contra o sol mesmo quando ele está longe de mim.

Matheus Peleteiro

_outras informações

isbn: 978-65-5900-451-5
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14x19,5cm
páginas: 92 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2023
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0