É noite ainda nas tuas costas,
onde pequenas gotas de suor
escorrem fazendo caminhos
de rios há muito já mortos.
Tua nuca é noite ainda em mim
e eu beijo teu destino como
uma forma de perdão
pela guerra que não poderemos conter.
R$40,00
_sobre este livro
_sobre este livro
Escrito e parido em pleno turbilhão carioca de fim de década, este livro apresenta tumultos dos mais derivados. Entremeado por escapadas serranas que de longe avistam uma Guanabara que cabe na brasa de um último cigarro – o abismo retorcido horizontalmente – eis o fundamental neste Caleidoscópio, estreia literariopoética de Vinícius Gusmão: o olhar quase que estrangeiro, embora protagonista, preservando o espanto ao passo que torna-se íntimo de toda sorte de acontecimentos e sensações nesta tecelagem das narrativas de meio-fio.
Nas esquinas incertas, ruas semidesertas ou nas multidões transloucadas: o elogio à desordem ou a tentativa de dar sentido às coisas de um mundo sentido nas marquises e refletido da janela. Retrospecto ativo no mundo brazilis, um pacto sangrado da memória coletiva, patrulhando o esquecimento.
Reflexo vociferado de uma geração pulsante, que não se acanha em fazer poesia dos cacos de humanidade apanhados nos subterrâneos da urbanidade, sem franzir a testa frente ao inacabável. A metalinguagem poética que se esconde na falha entre a coisa e o nome, uma poesia-crônica, não ensimesmada, dialógica. Dualismos de asfalto (sem determinismos, é claro).
Estão aqui presentes também fragmentos de amor em tempos coléricos, o revés do tempo, frações de futuro dos que ainda machucam. Pois toda arte estritamente necessária não devolve ao mundo seu reflexo exato: o devora, antropofagicamente, para então devolver-se permeada de interioridade revolta.
É este o mosaico caleidoscópico que te aguarda nestas páginas. Se a ressurreição que é a vida, a poesia do Vinícius é um corredor que se estende ao abismo.
Saltemos, pois.
Bruno Martins
_outras informações
isbn: 978-85-7105-121-8
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14 x 19,5
páginas: 52
papel: pólen 90 gramas
ano de edição: 2019
edição: 1ª