(…) para as mulheres, então, a poesia não é um luxo. É uma necessidade vital da nossa existência. Ela cria a qualidade da luz sob a qual baseamos nossas esperanças e nossos sonhos de sobrevivência e mudança, primeiro como linguagem, depois como ideia, e então como ação mais tangível. É da poesia que nos valemos para nomear o que ainda não tem nome, e que só então pode ser pensado. Os horizontes mais longínquos das nossas esperanças e dos nossos medos são pavimentados pelos nossos poemas, esculpidos nas rochas que são nossas experiências diárias.
(Audre Lorde, Irmã Outsider)
Quando li Café com pássaros pela primeira vez, imediatamente me lembrei da escritora Audre Lorde e sua reflexão sobre como nós mulheres buscamos saber quem somos, e nos definirmos, por meio das palavras. Em Café com pássaros, Karla Galant esculpe não apenas poesia, mas toda uma existência. E nos convida a um voo às alturas, onde cada verso dá asas para nuances etéreas da nossa humanidade. Karla consegue, com sua escrita lírica e envolvente, capturar a essência das pequenas coisas, deslocando nosso olhar ao alto para revelar novos horizontes. Com uma escrita que transborda autenticidade e paixão, a autora nos conduz por temas como o amor, a maternidade, a passagem do tempo, e a busca incessante pelo sentido da vida e da própria poesia. Karla Galant tem a habilidade rara de transformar o cotidiano em arte, revelando a poesia escondida no prazer da xícara de café ou na dor do dente arrancado.
Ao abrir este livro, prepare-se para uma viagem sem plano de voo. Entregue-se às alturas, mas também deixe-se levar pelo aroma de cada palavra em torrefação, saboreie cada verso como se fosse o gole de um café bem preparado — artesanal, intenso e inesquecível como o momento antes da partida. Café com pássaros é uma ode à beleza da vida, um lembrete de que, mesmo nas rotinas mais simples, ou nas dores mais profundas, há poesia.
Desejo que seu próximo café seja na companhia dos pássaros! Bom voo.
Elisa Pereira
poeta, escritora, curadora e pesquisadora em literatura brasileira de autoria feminina