A desordem, a orgia e, principalmente, a alucinação (concretizada em linguagem febril) são temas fulcrais deste romance. Os textos bíblicos são a base da história, na qual o sangue urge a um personagem marcado pela violência desde a infância. Emanuel, protagonista e narrador, reveste-se de uma couraça poética, estranha, premonitória, que tinge de cores e tons toda a brutal realidade à sua volta, incluindo a sua vida com a mãe, a sua vizinhança, os seus colegas de escola e mais diversos outros personagens e lugares.
R$58,00
_sobre este livro
Seja pela escolha gramatical do tu, em detrimento do você, este último mais informal, ou pela escolha do léxico e discurso grandiloquentes, igualmente inusuais, a linguagem deste livro toma ares anacrônicos, mas já advirto que tal característica á apenas aparente. Justifica-se pela trama, mas não só isso: trama e linguagem neste livro coexistem de maneira tão harmoniosa que uma depende substancialmente da outra.
Inspirada na tradição cristã, mais propriamente na Bíblia, essa linguagem é levada ao extremo, a momentos de pura convulsão. E, em se tratando de um universo religioso, poderíamos fazer um paralelo do romance com a Santíssima Trindade, sendo aqui a linguagem: o Pai; as imagens: o Filho; a violência: o Espírito Santo. Creio ser essa a tríade que sustenta a trama. Sendo a violência, além disso, o sopro que a anima. Violência essa cruel e brutal, mas também lírica. E há ainda, de forma quase onipresente, a hipérbole, figura de linguagem que se justifica tanto pela questão bíblica quanto pela visão de mundo do protagonista-narrador.
Além disso, já há o aviso, em forma de epígrafe (referência ao Novo Testamento): “bem-aventurados aqueles que não se escandalizam de mim”, e eu reitero que quanto à violência “não há nada de novo debaixo do Sol”, nem mesmo a hipocrisia dos que possam se escandalizar ou vir a julgar a obra pelo prisma da moral mais tacanha, posto que a própria Bíblia e o mundo que nos circundam não são outra coisa senão um interminável rio caudaloso de sangue, miséria e destruição.
Pedro Colombo
_outras informações
isbn: 978-65-5900-569-7
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14x22 cm
páginas: 160 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2023
edição: 1ª