Os grilos também sabem voar

Disponibilidade: Brasil

É pena que nossas vidas
sejam tão breves, tão cheias
de problemas, que corramos
contra o tempo, contra os grãos
da ampulheta, contra táxis,
ônibus, motos… É pena.

R$45,00

_sobre este livro

A literatura de temática rural, que legou alguns dos clássicos mais decisivos de nossa prosa, também teve grande relevância na poesia, através de nomes como Manoel de Barros, Cora Coralina, Adélia Prado, Leonardo Fróes etc. Nos dias de hoje, porém, tal literatura costuma ser pouco cultivada em comparação com o passado. Por isso mesmo, nomes como Rafael de Souza são fundamentais para a continuidade da tradição.

Esta coletânea que o leitor tem em mãos — a quarta de um autor com menos de 30 anos de idade — é a demonstração de um talento ainda a ser descoberto. Mas não pense o leitor que aqui vai se deparar, exclusivamente, com poemas sobre a natureza. Não; em Os grilos também sabem voar, Rafael vai muito além. A memória parece ligar-se ao amor,
o qual se liga à morte, formando um quadro com as temáticas centrais da maioria dos poemas. A divisão em duas partes do livro (Os vaga-lumes da aurora e As andorinhas do inverno) também revela muito desse mundo ao mesmo tempo insólito e paradoxal, elegante e sutil.

Nos versos que enquadram desde a forma livre (como em “Sobreplanos”, poema que abre o livro) até o tradicional soneto (a exemplo de “À poeta do Rio”, notável homenagem a Cecília Meireles) e a retranca — forma poética inventada pelo também pernambucano Alberto da Cunha Melo —, o autor parece traduzir sensações por ele sentidas durante a infância, sob as mangueiras e juazeiros de sua terra natal; ou, já mais maduro, quando se deixava abstrair pela leitura de Drummond, Bandeira, Dickinson e Pessoa.

Além disso, nota-se em cada verso o cuidado de um poeta atento, que se deixou embeber na fonte de clássicos do passado e do presente. Por fim, resta a certeza de que o leitor sairá deste livro como quem, após anos, passa uns dias distante da cidade. E, ao encontro de um eu perdido em face da tecnologia viciante e do frenético clima urbano, se depara com o voo insólito dos grilos ao pé de uma calçada no interior de Pernambuco.

Pedro Júlio Camargo

_outras informações

isbn: 978-65-5900-431-7
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14x19,5cm
páginas: 84 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2023
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0