_sobre este livro
Lesbos é um livro original, que fará o leitor ou a leitora entrar no mundo do amor entre mulheres. Este não é, atente, um livro feito apenas para mulheres homossexuais. Trata-se, aqui, de uma obra de arte para qual o tema escolhido foi o amor lésbico. Reduzindo, ao amor, ponto. E o amor não é o grande tema da literatura desde sempre?
Por outro lado, o lesbianismo é revolucionário e ser lésbica é ser revolucionária: essa condição reinventa o desejo, afronta o patriarcado, ridiculariza a heteronormatividade, choca os conservadores que cheiram a mofo e a naftalina.
Estão dadas, pois, as condições para a realização de uma obra de arte ao mesmo tempo abrangente e pontual; subversiva e sincera. O lesbianismo, tão estigmatizado e tantas vezes reduzido ao pequeno mundo em que homens criam sua fantasia de fazer sexo com duas mulheres, é um tema espinhoso, no qual meter-se, como faz Vivian de Moraes neste livro, é como caminhar em ovos.
No entanto, Vivian não caminha em ovos em nenhum dos contos. Ela aborda diretamente questões como o desejo e a perda, e, sobretudo, mostra que, no amor entre mulheres, estão características de qualquer tipo de amor, como o ciúme, a cobiça, o enternecimento, o desespero de não ser amada, o erotismo etc. Ela descortina, neste livro, a beleza que está no amor lésbico desde os tempos de Safo, “a décima musa”. E o livro é, aliás, iniciado com uma paródia da história de “Dom Casmurro” e é encerrado justamente por uma narrativa sobre Safo de Lesbos, autora do “Hino a Afrodite”, uma justa homenagem não só ao lesbianismo mas à qualidade literária que Vivian reconhece em Safo.
Como se disse, é um livro sobre o amor. Mas a questão de eleger um tipo específico de amor é estético – as mulheres podem deixar de ser apenas as musas para escritores homens e heteronormativos, sendo alçadas aqui à qualidade de protagonistas como escritoras que, homo ou heterossexuais, admiram a beleza do exclusivo feminino no amor.
Podemos aprender com este Lesbos. Quando o lemos sem os filtros dos clichês sociais, estamos prontos a fruir o encantamento que mulheres provocam entre outras mulheres. Esse encantamento, mágico, poético, profundo, é o melhor legado deste livro. Afinal, ser lésbica é o cúmulo da sororidade. Faça esta viagem ao mundo lésbico com entusiasmo, segure os olhos em Vivian e recrie seus padrões estéticos com a beleza de cada conto e cada canto deste livro.