Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto vídeo nas aldeias

Disponibilidade: Brasil/Europa

Este livro foi publicado com recursos do Programa de Apoio à Pesquisa para Publicação Científica (PAP-Publica) – Chamada Fapero nº 008/2017, da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), Processo: 01.1331.00047-00.069/2017.
As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a visão da Fapero.

R$0,00

_sobre este livro

Este livro analisa 28 documentários da série “Cineastas indígenas” realizados entre 1999 e 2011 pelo projeto Vídeo nas Aldeias (VNA). O autor considera essa produção audiovisual de não-ficção como uma prática de autoetnografia no documentário, na medida em que, ao se conceder uma câmera aos indígenas, lhes é permitido dizer o que quiserem, quando, onde e como filmar, a partir de uma perspectiva interna, na qual eles apresentam suas aldeias, seu cotidiano, sua história, suas festas e rituais, assim como os problemas sociais que enfrentam. A obra propõe a categoria de documentário autoetnográfico para o corpus analisado, tendo como questões: quais são os procedimentos de criação, os métodos de trabalho e as condições de realização dos documentários do projeto VNA? Quais as posturas éticas, as opções estéticas e as técnicas neles presentes? Qual a importância desses filmes para as comunidades indígenas que deles participam? Com que finalidade esses documentários são realizados? A partir da análise fílmica, em uma perspectiva textual e contextual, o livro revela o processo de realização cinematográfica (preparação, filmagem e montagem) do projeto VNA — em que a autoria é compartilhada e a ética, um elemento presente em todas as etapas. A análise mostra, ainda,  emprego e a modulação de diferentes gestos estéticos com uma forte influência dos cinemas direto/verdade, e evidencia o papel político desempenhado pelos documentários. Juliano José de Araújo

 

(DOWNLOAD GRATUITO)

_outras informações

isbn: 9978-85-5900-020-7
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14x21cm
páginas: 362 páginas
papel: pólen 90 gramas
ano de edição: 2021
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0