… O jogo de esconde também acontecia quando o amigo imaginário pedia a Joana para comerem biscoito de polvilho atrás da cortina. Era proibido porque estragava o apetite, mas vinha com mais uma recompensa: ouvir conversa de gente grande. Para dar certo eles tinham de parar de morder o biscoito ou até parar de mastigar. Se não, logo vinha a avó ou a mãe afastar a cortina dizendo tem um ratinho aqui…
R$60,00
_sobre este livro
Da mesma forma como correm rios submersos sob o cimento de São Paulo, o passado também corre sob o presente, às vezes sob a forma de água e outras sob a forma de pedra. Em Soroca, romance inaugural de Angela Marsiaj, o passado escravista do país emerge e submerge como onda, em meio a um presente que apenas em aparência superou os traumas antigos. Romance escrito em dois tempos, com personagens, tramas e linguagem distintos, Soroca — “fenda no solo em razão de infiltração de água” — mostra ao leitor de que forma nosso passado é inescapável, mesmo quando pensamos tê-lo superado.
Nesse novelo narrativo tão bem urdido pela autora, questões indígenas originárias são mescladas a um relacionamento complexo e atual entre mãe e filha, trazendo à tona tanto problemas subjetivos e afetivos quanto — sem panfletarismo algum — o debate ecológico. Marsiaj confere singularidade a cada uma das vozes que compõem este romance polifônico, e, por isso, as relações que se estabelecem são sempre complexas e autênticas, tanto no presente quanto no passado.
“A água é uma só, um segundo ou um século”: é por uma soroca, num dia de tempestade, que Petra é sugada pelo Rio Verde num bairro central de São Paulo, e é nesse lugar — entre real e imaginário — que ela se depara com a iminência da morte e com um passado mais vivo que o próprio presente. Afinal, é na água que tudo conflui. Neste romance, entre líquido e pétreo, o Brasil do século XVIII se funde com um país que quer ser contemporâneo a todo custo, mas que não poderá sê-lo se, como faz este livro, não aprender a lidar com aquilo que se esconde sob os rios de nossas cidades.
Noemi Jaffe
_outras informações
isbn: 978-65-6035-016-8
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 13x16,5cm
páginas: 320 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2024
edição: 1ª