Ação de animais

Disponibilidade: Brasil

Ação de animais é uma prosa em fragmentos com relatos daquilo que vê e vive um sujeito em deriva e constantes encontros e desencontros em aeroportos, bares, pousadas e festivais. Com amigos e desconhecidos, o protagonista passa por situações banais e experiências infamiliares em lugares como Salvador, Vitória, São Paulo, Lençóis, Montevidéu, uma cidadezinha de fronteira ou uma província chinesa, sempre às voltas com livros, mapas, obras de arte, bichos, máquinas estranhas e gente ameaçadora. Definição possível de Ação de animais: diário de viagens que projeta imagens do absurdo contemporâneo.

R$48,00

_sobre este livro

Ação de animais anota, com um estilo afiado e justo feito um relógio, aquilo que escuridão após escuridão é entregue à percepção quando as cortinas e os olhos se fecham. No entanto, ler precipitados de sonhos alheios, fora de um setting psicanalítico, pode ser uma tarefa ingrata e traiçoeira. O aspecto prosaico do texto esconde palavras empanzinadas de sentido. Assim, buscar em uma sequência de relatos de sonhos apenas o entretenimento da prosa de ficção realista do século xix, que estes relatos de fato são capazes de proporcionar, pode ocasionar alguma frustração; por outro lado, buscar nesta mesma sequência nada mais do que um comentário sobre a conjuntura social e política de seu tempo tampouco é a cura para todos os males. O que fazer então de um livro tão pouco usual como este Ação de animais e, antes de mais nada, por que levá-lo consigo para a vida?

Ainda que sempre haverá alguém para dizer que não, todos queremos saber de nossos semelhantes e diferentes. Ao revelar seus dias filtrados por suas noites — inclusive quando elas irrompem à luz do sol numa sesta vespertina —, como um fotógrafo reencontrando a memória da luz na penumbra do laboratório, Wladimir Cazé nos permite entrar em contato com o íntimo desconhecido, um sujeito que não necessariamente é subjetivo, mas feito aos pedaços, graças aos quais reconheceremos alguns dos fragmentos de nosso próprio espelho-mosaico, até então indiferentes a olho nu. Pois trabalhar sobre os enigmáticos restos e rastros dos dias e noites, que constitui uma das mais ousadas experiências jamais realizadas e aponta para a origem da aventura humana, promete levar longe, para além do princípio da identidade e da não contradição.

Portanto, quem estiver disposto a encarar o desconhecido em uma caravana de Animais em ação, ao voltar para casa, poderá encontrar-se com o tesouro que ignorava estar ali em sua própria cama.

Natan Schäfer

_outras informações

isbn: : 978-65-5900-698-4
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 13x19cm
páginas: 88 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2024
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0