Amparo Secreto é uma coletânea de contos que apresenta, na essência do texto, toda a beleza e a feiura presentes nos comportamentos mais genuínos. Essas linhas que estão por vir têm como principal elemento aquela fé cotidiana — que se pode dizer esperança — que nos acompanha em momentos diversos, impulsionando-nos e ajudando-nos a superar barreiras, a lutar pelo que acreditamos, por nossa sobrevivência, a proteger-nos das intempéries da vida, da má-fé e, por vezes, a proteger-nos de nós mesmos, de nossas próprias escolhas.
Este é ainda um livro sobre amor. “Nossa relação sempre foi baseada no bem-querer”, diz Adriano Espíndola Santos no conto “Amparo secreto”. Por diversas vezes, o leitor encontrará nestes contos um olhar atento ao outro, a fina delicadeza que há no zelo despretensioso com doses de ternura, ingenuidade e boa-fé.
Mas, porque onde há o cuidado também há o perigo, encontraremos nestas narrativas um punhado de personagens pilantras e mal-intencionados, desse tipo de encontro que não desejamos ter na vida. Assim como também nos depararemos com a força do acaso, com as ironias presentes nos rumos da vida.
Adriano Espíndola Santos não deixa ponta solta em sua escrita dinâmica e calorosa. O autor tece contos fluidos, contemplando o leitor com um magnetismo fascinante nestas narrativas que transitam por sentimentos intensos, com uma versatilidade admirável, construindo personagens carismáticos que, ao convidarem o leitor a participar de suas histórias, também o conduzem a submergir no universo mais íntimo que há dentro de si.
Amparo Secreto nos reaviva boas doses de esperança. Trata-se de uma obra autêntica e cativante, uma leitura imperdível.
Carolina Hubert,
Fundadora e editora da revista Vício Velho