Nessas águas andarilhas
do velho e escaldado rio
que serpenteia pela minha cidade
(ou pela minha veia?)
debruço-me num espelho insosso:
histórias que vão e vêm
entre expurgos do que não f(l)ui.
R$35,00
_sobre este livro
_sobre este livro
O poeta e escritor brasileiro Ronaldo Cagiano conhece seu ofício de escrever, de percorrer palavras em versos que marcam e poemas que atravessam a memória. Prova disso é este belo Os rios de mim, uma reunião de poemas que tem ao fundo Cataguases, em Minas Gerais, no Brasil, a cidade onde nasceu que vive em sua lembrança. Basta citar um verso de um poema no final do livro: “A viagem ao passado nunca regressa”. O livro de Cagiano é uma viagem que salta de Cataguases e percorre sua poesia por muitos outros lugares do mundo e também pelas ruas rudes de São Paulo, onde vive toda a angústia.
Não é à toa que Ronaldo Cagiano escolheu versos de Fernando Pessoa para sinalizar seus poemas ao leitor: “Entre o que vive e a vida/ para que lado corre o rio?”. No caso de Cagiano, trata-se do rio de Cataguases, a exemplo do rio da aldeia de Pessoa. O poeta adianta que velhas histórias vão no leito desse rio de sua cidade. No fundo, toda a paisagem de Cataguases, que o poeta atravessa nostálgico de si mesmo, a colher as imagens que pertencem à sua vida, seus cardumes de solidão.
Conversando num poema com o poeta Murilo Mendes, Cagiano diz que a poesia está em pânico. É verdade. Mas, no seu caso, um pânico de encantamento, se é que cabe a expressão, de envolvimento com a poesia num mergulho profundo a descobrir ainda o que viveu e ainda vive. Cagiano revela em Os rios de mim o grande poeta que é.
Um poeta que não cede a qualquer tipo de facilidade e segue com passos firmes em busca dessa poesia necessária à vida dos seres humanos. Poemas de fina elaboração, de palavras corretas no devido lugar de sua narrativa poética de absoluta qualidade. Eis um livro de poesia que merece respeito. Um livro que contém versos assim: “Não há metáfora possível/ no cativeiro da fé”. É o encontro da Beleza.
Álvaro Alves de Faria
_outras informações
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14 x 19,5
páginas: 94
papel: pólen 80 gramas
ano de edição: 2018
edição: 1ª