Os meandros do vale

Disponibilidade: Brasil

Em um cenário marcado pelo passado de dor e servidão, emerge uma história de esperança e busca por liberdade. Os Meandros do Vale narra a jornada de um grupo de negros escravizados que sonha com uma nova vida, um lugar onde possam existir plenamente.

Ireti é quem nos conduz nessa trama, um jovem escravo que anseia por sua libertação. Sua sorte muda numa noite: entre festejos e revoltas lhe surge a oportunidade da fuga. Finalmente vislumbra uma vida para além dos grilhões da escravidão. Embrenhando-se nas voltas e curvas da vida, ele foge em direção ao quilombo do Saracura, um lugar de resistência cravado nos arredores do Vale do Anhangabaú.

O que o destino lhe trará depois das curvas do rio?

 

R$60,00

_sobre este livro

Os Meandros do Vale não pretende ser um relato fidedigno dos muitos eventos que ao fim do século XIX sacudiram o Império. O romance também não pretende recriar em detalhes precisos, como uma pena de artista, a imagem das grandes figuras que povoam os imaginários, heróis que empunham espadas, proferem discursos e gestam os atos mais grandiloquentes e, quase sempre, hediondos. Se a história de outrora reluziu os nobres, dessa vez fazemos outra opção; narramos uma história de vultos, de corpos ausentes que de repente figuram no meio da sala, erguem a voz e somem, como se lá não houvessem estado, e dessa forma não sabemos ao certo o que se passou, e assim em parte dizemos, em parte negamos. Ora, o caminho da negação é também caminho de afirmação, o caminho do oposto — nada mais cabível para uma história sobre os avessos, sobre homens negados, pequenos, habituados às margens e aos meios-fios. Convenhamos, não fosse esse ato rebelde, onde mais seriam vistos? Se a eles sempre foi dado tão somente o apagamento, são os sem nome aos quais o tempo sempre sublimou e sobrescreveu.

Olhar atento, caro leitor, pois é ao fundo que se depositam os melhores traços e segredos das telas. Os Meandros do Vale é um amontoado de pigmentos vários, noutro tempo difusos, mas hoje reunidos para compor uma imagem, uma história. Ireti é a imagem maior deste romance, herói improvável como os eventos mais certos da vida.

_outras informações

isbn: 978-65-5900-675-5
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 13x19 cm
páginas: 212 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2024
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0