Museu dos errantes

Disponibilidade: Brasil

O nome, Quadrilátero do Prazer, ninguém sabe como surgiu, mas, apesar de longo, pegou. Essa espécie de mercado informal caiu no gosto da população e trouxe à Rua Prefeito Magro um aumento do movimento, bem como os primeiros sinais de gentrificação.
Quando a prefeitura falou em demolir o prédio foi um alvoroço. Os comerciantes se mobilizaram, disseram que era um espaço plural, começaram a usar jargões de que a cidade precisava se reinventar. Falaram dos urbanismos e dos coletivos, do conceito da smart city, das cidades criativas, do urban hippie yuppie hype hipster lifestyle da Rua Prefeito Magro.

R$55,00

_sobre este livro

Um homem negro que trabalha como vendedor ambulante nos trens da cidade sai de casa para trabalhar, e não retorna. Enquanto sua mulher se vê às voltas com duas crianças pequenas e com as buscas na delegacia para encontrar o marido, a vida do ambulante segue dentro do trem, vagão a vagão, com histórias e aventuras com os passageiros e outros vendedores. Dentro e fora do trem, Museu dos Errantes apresenta visões diferentes de tempo e de espaço, que ora se alongam, ora se contraem. O fio condutor do romance é a própria viagem, que se dá a partir do ramal de trem de Serzedelo, que conecta o centro às periferias. Cada capítulo do livro tem o nome de uma estação de trem, de forma que ao final do romance o leitor terá percorrido, assim como os personagens, todo o trajeto que o trem realiza. Salpicado por discussões sobre racismo, machismo e gordofobia, o que está em discussão o tempo inteiro é a própria cidade: o que ela é, como é construída, como as pessoas circulam e quem usufrui de seus benefícios. O título do livro, Museu dos Errantes, é o nome de uma das estações de trem do ramal de Serzedelo: nem no centro nem nos extremos da periferia, essa estação de trem abriga o museu de mesmo nome, uma homenagem àqueles que erram pela cidade, por vezes dentro dos trens, sem saber muito para onde vão nem como foram parar ali.

_outras informações

isbn: 978-65-5900-331-0
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14x22cm
páginas: 160 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2022
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0