Livros – Clube Mãe leva outra

Disponibilidade: Brasil

Livros do mês de janeiro e fevereiro: 

“Tornar-se mãeconheira”, Maíra Castanheiro e “Aquela que vejo pelo espelho”, Fabiana Griecco.

R$80,00

_sobre este livro

Autoras da Urutau lançam Clube de Leitura

Escritoras da coleção Mãe Leva Outra realizarão encontros e debates para a promoção de temas relacionados à maternidade

São Paulo, 03 de dezembro de 2024 – A Editora Urutau lançou a coleção Mãe Leva Outra em janeiro deste ano, que contemplou a publicação de treze livros que tratam ou tangenciam a temática da maternidade. A aproximação das autoras neste primeiro ano da coleção constituiu um importante movimento de reflexão sobre a literatura e as condições do exercício da maternagem e do cuidar. Um dos frutos desse movimento é a criação de um clube de leitura.

Sob o título de Mãe Leva Outra, mesmo nome da coleção que integra o selo político Hecatombe, o clube nasce com a proposta de promover o diálogo sobre questões relacionadas à maternidade, a partir dos aspectos tratados nas obras das autoras. Assim, fertilização in vitro, perda gestacional, regulamentação de guarda, invisibilidade materna, entre outros, integram a pauta de assuntos a serem abordados nos encontros.

Sobre o Clube de Leitura Mãe Leva Outra

O Clube de Leitura busca realizar ações diversas, tais como encontros online, leituras em grupo, eventos presenciais e, até mesmo, debater questões que possam ser encaminhadas para a esfera de políticas públicas voltadas a mães solo e mulheres em situação de vulnerabilidade. A agenda contempla a leitura de um livro da coleção por mês, com uma live de divulgação na primeira semana e a reunião virtual na última.

Para tanto, o grupo se organizou entre escritoras que assumem o compromisso da gestão do clube e outras que participam mais esporadicamente. O núcleo duro das atividades fica a cargo de cinco autoras, que se dividem entre organização das atividades, mediação das leituras, convites para convidados, relatoria das reuniões e divulgação. Maíra Castanheiro, autora do “Tornar-se Mãeconheira”, é a idealizadora da iniciativa.

Para Debora Rendelli, editora da Urutau e responsável pela coleção Mãe Leva Outra, o clube de leitura é um dos acontecimentos mais interessantes ligados à literatura e à maternidade. “A criação da coleção foi um marco porque abarcou uma diversidade de vozes e experiências para tratar de um tema tão importante nos dias de hoje, que é a maternidade. A partir daí, a organização do clube de leitura amplia essas vozes e dá mais abertura para novos leitores, despontando como uma importante contribuição para o cenário da literatura brasileira”.

Sobre a Coleção Mãe Leva Outra

A publicação dos livros da coleção Mãe Leva Outra começou em fevereiro deste ano, após a chamada de originais divulgada em setembro de 2023. No total, foram recebidos mais de 600 originais, advindos de diversos estados brasileiros e da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Irlanda e Portugal.

A coleção faz parte de um projeto que abrangeu a curadoria de materiais para publicação e se estendeu para encontros, palestras, oficinas e atividades que suscitam o debate sobre a maternidade na contemporaneidade e seus caminhos futuros.

As autoras da coleção Mãe Leva Outra estiveram presentes na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada em setembro no Distrito Anhembi, e na 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que ocorreu em outubro em Paraty. Em ambos os eventos, as participantes realizaram lançamentos e sessões de autógrafo dos seus respectivos livros. Na FLIP foi realizada a mesa “Mãe leva outra – olhares/dizeres sobre maternidade”, que reuniu as autoras da coleção e mais de 40 convidados.

_outras informações

Próximos títulos (março/abril):

Valentina da Cunha Jarjura, "A cidade que carrega teu nome como um sussurro no meu ouvido" e Cristina Parga, "Clearblue blues".

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0