Fundo azul

Disponibilidade: Brasil

cuidei de orquídeas azuis
que tiveram sede de tintas
que foram almoço
de formigas desavisadas
que não sabiam que
as flores eram especiais
porque podiam morrer

R$48,00

_sobre este livro

Escritos durante os anos de 2020 e 2021, os poemas reunidos em Fundo azul, de Fabiane de Souza, investigam a vida na quietude da introspecção e desbravam caminhos de construção de significado em torno de uma questão fundamental da condição humana: o que fazer daquilo que nos acontece quando nada está acontecendo? Qual destino dar às coisas que não cabem na consciência, mas vazam do inconsciente para fazer lugar num entre tão inacessível ao discurso quanto impossível de elaborar sem linguagem? Ou, na formulação da autora: “como a palavra pode acontecer nos dias?”.

Fundo azul fala sobre ausências e vazios, mas não de modo niilista: pelo contrário, escava de dentro deles pontos de ancoragem capazes de dar a ver o quanto de vida existe, latente, no lado invisível das coisas. Nessa pesquisa orientada para o sentido de sobrevivência psíquica, a poesia de Fabiane de Souza dá conta de recuperar a dimensão de experiência dos acontecimentos — essa dimensão vital e cada vez mais rara — e imantar o vivido na pele dos dias. Porque a autora sabe que no fluxo das horas “algo não cessa de escapar (…) e é o jeito desse algo restar: sempre esvaindo”.

No cotejo de dias que se parecem a outros dias, a poeta vive sua verdade mais íntima: observar, absorver e traduzir em arte — por meio de imagens que tomam forma em cores e palavras — a poética de certa imobilidade ativa, colhida da “breve lacuna de quando a angústia vacila”. Com isso, demonstra um conhecimento profundo das nuances discretas da nossa humanidade e sugere vias pouco usuais (mas muito efetivas) de conexão com a pulsão de vida.

Povoado de imagens únicas, construídas a partir da escuta aguçada dos silêncios ao redor, o livro de estreia de Fabiane de Souza traz, em seus poemas, a mesma sutileza perspicaz, a mesma inteligência poética que a artista vem trabalhando nos últimos anos em suas séries de obras fotográficas e cianotipias.

Carolina Zuppo Abed

_outras informações

isbn: 978-65-5900-718-9
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 34x16,5m
páginas: 56 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2024
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0