Bordado a fio de faca

Disponibilidade: Brasil

Ancas batendo contra o ferro,
catracas girando;
centenas de corpos por minuto
atravessam
as saídas as entradas
os acessos
catracas girando, girando, girando
— tal a órbita do Mundo Que Fizemos.

R$45,00

_sobre este livro

Bordado a fio de faca é um livro que pretende, com uma lâmina, o ofício cuidadoso de tecer a linha do encontro. Em cinco capítulos, a autora costura poesias, prosas poéticas e cartas endereçadas a Tereza — alguém que parece ser ao mesmo tempo uma remetente e um eu lírico que, mesmo com os extravios dos Correios, do tempo e da linguagem, recebe esse esforço de comunhão.

A primeira parte, Suturar com os braços, diz das fraturas, das feridas imensas sentidas num país que corta nossa pele, quebra nossos ossos. Da necessidade e da diligência para construir laços.

No segundo capítulo, Catedral do extravio, a matéria-prima é a palavra endereçada que não chega ao destino previsto, mas que chega a algum lugar — seja ele o futuro, o sonho, o vazio ou a utopia. Já o título Tese número 12 brinca com a famosa Tese 11 de Marx, uma crítica à filosofia meramente especulativa, e interpela a atividade da escrita poética. Esse capítulo é um chamado à poesia que quer ser mundo, à matéria da rima, à forma do poema em união com seu conteúdo.

Já o capítulo Não se guarda uma voz é escrito sob a necessidade de romper silêncios ou contorná-los com o canto, abrir garganta e caderno, bico e asas. Para finalizar, em Mulheres reunidas, a autora abraça as mulheres de sua vida “na ágora e no agora” — nesse lugar cotidiano e político de manter a vida em chama acesa.

Esther Guimarães, Maria, Tereza é uma artista com muita mão para o que é material e um olhar tão atento e faminto à matéria que chega a transcender. Em suas letras há sempre algo conjuntural, político e principalmente trabalhoso. Bordado a fio de faca é seu primeiro livro publicado e já se mostra grandioso ao trazer o cuidado e a paciência aflitos de um ofício que liga pontos para formar um todo. Um todo forte o suficiente para unir e ceifar.

 

Nathália Ferreira Guimarães

_outras informações

isbn: 978-65-5900-395-2
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14x19cm
páginas: 84 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2022
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0