Manual de aterrissagem em pistas clandestinas

Disponibilidade: Brasil

A vida como pupilas dilatadas atrás do vidro da ampulheta
enquanto o tempo passa
descrevo os movimentos ornamentais da areia
e tento ensaiar discursos pré-formatados
com indagações cotidianas

R$45,00

_sobre este livro

O cheiro de musgo das pedras no litoral agora faz um homem, de cabelo ressecado pelo sol e barba com cheiro de fumaça, desopilar de um passado à margem das possibilidades de controle da própria vida. Histórias como essa formam o livro Manual de aterrissagem em pistas clandestinas, onde aqueles que um dia tiveram sua tranquilidade extinta pela ansiedade e a volúpia dos dias agora parecem desfrutar de uma certa paz.

Mas os tempos da desordem ainda são reminiscências. Mesmo em meio a uma vida de jantares com “leite de onça”, sentindo o sal do mar grudando na pele, as sensações e histórias das vidas que levavam ainda fazem partes da “psique” dos homens que já atravessaram o Rio Paraguai a nado ou usavam uma câmera para ganhar dinheiro de onanistas do Missouri e Wyoming.

O tempo passa de forma descontínua, assim como os personagens que apenas têm “vida própria” através de pequenos versos que servem como elo para suas existências fazerem sentido, quase como “easter eggs” onde o leitor vai descobrir que não são poemas desordenados, mas que retratam de
forma quase onírica imagens da vida daqueles que deram origem à matéria bruta do livro.
Se os sonhos (e as lembranças que o inconsciente não consegue apagar) são a matéria das estrofes, o cinema é o instrumento dessas melancolias, afetos passados e, também, saudades. As imagens
são retratadas quase como decupagens minuciosas, onde as sombras formadas em paredes de cedro, a marca de meia nas canelas e os dedos besuntados de manteiga Aviação dizem mais que discursos entusiasmados sobre os seus modos de vida. Chega ao ponto de em certos momentos as coisas ocorrerem como um “making off” da escrita, no momento que escreve “quando nossos rostos se materializam em close/ e nossos corpos em long shot.”

Manual de aterrissagem em pistas clandestinas é um livro sobre um passado que ressoa como imagem descontinuada em protagonistas sem nome e nem características físicas, como se realmente tivessem uma vida clandestina, que apenas consegue vir ao mundo através das poesias escritas no livro.

Diego Krominsk

_outras informações

isbn: 978-65-5900-163-7
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14x19,5 cm
páginas: 64 páginas
papel: pólen bold 90g
ano de edição: 2021
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0