“O real precisa ser ficcionalizado para ser pensado”, sentencia Jacques Racière, em A Partilha do Sensível. Aqui, entendo ficcionalizar não como invenção ou criação, mas como um exercício de alteridade que torna a violência – vivida e experienciada por nós mulheres – em fissura sobre a imagem de um rosto; um rosto real, cuja imagem impressa em papel fotográfico real nos convoca a pensar e ressignificar nosso imaginário.
R$40,00
_sobre este livro
Pieces Project, o primeiro projeto fotográfico de Iasmin Schleder — que também dá nome ao livro — vem para expor as marcas deixadas pela violência de gênero.
Utilizando-se da intervenção fotográfica, a artista revela em seu trabalho aquilo que as estatísticas por si só não evidenciam, uma aproximação inevitável daquilo que não quer ser visto.
É doloroso e assim se apresenta porque é preciso.
Além de Pieces, outro projeto visual integra a publicação: Descartografia.
Trazer questões interligadas ao passado e presente, entrelaçando gênero e território: o tema aqui são as fronteiras, marcadas para que exista lá e cá, um e outro.
Por trás de todo mapa há um interesse, e a maioria deles serve ao poder, para conduzir cultura, política e economia. Da mesma forma, gêneros que foram criados para delimitar, produzem o mesmo efeito dos territórios, criam margens.
Descartografia é um impulso para afastar o que nos limita.
_outras informações
isbn: 978-65-87938-27-1
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 11,5 x 18cm
páginas: 52 páginas
papel: pólen 90 gramas
ano de edição: 2021
edição: 1ª