O Brasil não cabe em uma frase. Mas, em 99, ficou nota 100.
Meu nome é Brasil, mas pode me chamar de “o país do futuro”. A propósito, o meu futuro acabou de ser adiado para a próxima década, novamente.
Estou aqui, com meus 8.514.876 km², para apresentar este livro que fala sobre mim — e um bocadinho sobre Portugal — através de aforismos.
Pária amada, Brasil é uma coleção de observações tão afiadas que poderiam cortar ao meio a cabeça dura de uma tia do zap. Nele, você encontrará verdades que são ditas em voz baixa por aí, mas que agora, enfim, estão impressas para todo mundo ler. E, se não doer, até gargalhar durante a leitura.
O livro é um espelho que reflete não apenas o que somos, mas também o que poderíamos ser, se não estivéssemos tão ocupados discutindo o futebol e a terminologia correta a ser usada nos banheiros públicos.
Pária amada, Brasil sou eu de B a L. Discute desde a política — essa arte performática que praticamos com o entusiasmo de uma micareta fora de época — até os nossos planos econômicos, que são mais furados do que as explicações de por que ainda não sou uma potência mundial.
Nada ficou de fora destas páginas. Exceto o autor, Carlos Castelo. Por nunca ser chamado para lives ou cursos de escrita criativa, como vingança, acabou adotando uma persona misantropa. Mas, em havendo cachê, Castelo costuma ser mais flexível, chegando mesmo a fazer performances de kuduro em festas de debutantes.
Outro ponto importante sobre Pária amada, Brasil. Não se preocupe, não é necessário entender de economia para lê-lo — até porque, se entendêssemos, talvez eu não estivesse nesse miserê todo.
Mas vejamos pelo lado bom, pelo menos possuo praias lindíssimas para os brasileiros visitarem enquanto decidem quem será o próximo messias a me salvar das mãos da esquerda, centro ou direita — dependendo do valor do dólar à época da eleição presidencial.
Então, se você quer rir um pouco da tragicomédia tropical que é viver em minha companhia, ou se simplesmente precisa de algo para ocupar o tempo enquanto me espera pegar no tranco, aqui está a obra perfeita para você. Afinal, arriscando criar um aforismo bem cabotino sobre mim mesmo: “No Brasil, até o passado é incerto”.
Brasil
é um país da América do Sul, lindo, trigueiro, terra de samba e pandeiro