Todas as vezes que ficamos vivos

Disponibilidade: Brasil

as palavras são muito vascularizadas
é importante deixá-las inteiras
circulando

corte as palavras
e elas sangrarão

R$45,00

_sobre este livro

Todas as vezes que ficamos vivos é um livro de experiência. Sobre vida antes de ser sobre literatura. Paula Dias Conrado nos põe diante dos arranjos mais íntimos — aqueles que a constituíram e os que dinamitaram seu corpo e seu trajeto. Paula talvez faça parte de uma leva, toda geração tem a sua, de poetas que amam narrar, que não conseguem não narrar, que estão mais atentos e apaixonados pelo dito do que com a forma de dizer.

A comunicação da experiência como uma finalidade da poesia humaniza, põe carne e amores nos versos. Faz com que olhemos os livros como longas conversas, que só temos com quem tem a coragem de tirar a roupa na nossa frente, cobertas de afeto, verdade. Livros como este cumprem o papel fundamental de lembrar que antes da arte, antes do dinheiro, antes das profissões, antes mesmo da escrita, já estamos muito empenhados em mergulhar em uma humanidade que não nos deixa escolhas. Somos obrigados a amar demais para aguentar a vida como ela acaba por nos envolver.

Temos aqui um livro dos aprendizados, sempre surpreso e aterrorizado com o que somos capazes de nos tornar, nosso corpo, seus mil compartimentos de sangue e graça. Paula nos mostra, a partir das suas leituras, dos poemas, das peças, dos manuais médicos, pequenas conclusões filosóficas e tão cotidianas, mas, antes de tudo, ao narrar seus avós, ao fazer crônica das batatas no canto do prato ou da limonada preferida, nos ensina.

Seus avós são aqui pilares de uma cidade inventada: a Volta Redonda que Paula escolheu e por quem foi escolhida, a cidade que não tem mais do que quatro gerações de operários, mas que é antiga, porque tomada dos puris com aço e fumaça, como quase tudo que somos, que perdemos. E os amores, o amor. Paula grava aqui um livro com as conversas que, por tempo, trauma, guerra, não pudemos ter.

Heyk Pimenta

_outras informações

isbn: 978-65-5900-321-1
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14x19,5cm
páginas: 76 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2022
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0