Tosca lyrica

Disponibilidade: Brasil/Europa

Não sei escrever poemas de amor
só sei adivinhar-te na ausência
só sei adiar o silêncio para te procurar na luz
só sei comer pão nas horas mortas
esperando que o estômago reaja
ao calor do amido e do fermento
como compensação por não ouvir meu nome
saindo como um fruto da tua boca.

 

 

R$50,00

_sobre este livro

Tosca Lyrica é fruto de uma síntese de metamorfoses condensadas em verso. Alguns destes versos careceram de algum tempo nas trevas de um caderno fechado para que se percebesse se seriam semente ou esterco. Muitos foram esterco.
Estes, porém, e na perspectiva da poetisa, tornaram-se sementes. Poderão ser raízes de outra espécie, ou ramificar-se. Existe um elevado grau de imprevisibilidade na escrita lírica — por mais que os poetas afirmem habitar num reino místico de onde se colhem poemas como frutos das árvores,
não será bem assim. É difícil encontrar um poema que se possa contemplar, morder, despedaçar. A espera, creio, faz parte integrante do processo de escrita. Não obstante, eu devo ter-me enganado, e duvido que esteja no tal reino místico de que os poetas falavam. No reino onde estou, há aridez sob os pés e pó na atmosfera. Todas as janelas de todas as casas se quebraram, e todas as portas se abandonaram, permanecendo abertas. Cicia o vento. O ar crepita de febre e de fumo. Não é fácil encontrar libélulas poisando num lago, ou buganvílias espreitando de um muro. As pessoas parecem silhuetas que parecem sombras. Não se ouve música, canto ou som cristalino. Nem sequer a água ecoando de um poço. Mas continuo à procura.
Talvez Tosca Lyrica seja isto: um testemunho da procura de um reino que já ninguém encontra.

 

 

_outras informações

isbn: 978-65-5900-623-6
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 13x16,5 cm
páginas: 100 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2023
edição: 1ª

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
R$0.00
0