quantas dezenas de formigas
você pisoteou sem perceber?
quantas vezes uma palavra saiu
da tua boca feito bala perdida?
e quantas vezes o teu silêncio
estrangulou alguém que te amava?
R$50,00
_sobre este livro
“tenho olhos castanhos como os seus,/mãe, mas não vejo a vida com seus olhos./também lamento a inocência perdida/tal qual nosso cão que fugiu para sempre.”
Fuga eterna para lugar nenhum reúne 50 poemas de Héber Luciano. Com linguagem simples e introspectiva, os textos abordam temas como amadurecimento, solidão e a busca por pertencimento. Acima de tudo, a coletânea retrata — de maneira honesta, sem eufemismos — a depressão e o vazio existencial, como no poema “outra cama”, que apresenta uma autoanálise sobre relações líquidas:
“então observo a garota/cruzar, nua, o apartamento,/mas meu coração enxerga/uma alma trajando burca./às vezes é como/entrar numa loja de roupas/e experimentar as peças,/sabendo que não vou levar./e às vezes é como/invadir a reta final/de uma maratona e sair/com medalha no peito,/a camiseta limpa,/nem um pingo de suor,/sem saber ao certo/a quem estou enganando.”
O amor — como não poderia deixar de ser — também é abordado na coletânea. Com referências a poetas como Carlos Drummond de Andrade e Frank O’Hara, os poemas falam de amor platônico, paixão e desamor. É o caso do poema “renúncia”, que retrata o estágio final de uma desilusão amorosa: “tirei esse afeto do coração/como quem tira do bolso/o embrulho rasgado/e vazio de um chocolate.”
_outras informações
isbn: 978-65-5900-694-6
idioma: português
encadernação: brochura
formato: 14x19,5cm
páginas: 112 páginas
papel polén 90g
ano de edição: 2024
edição: 1ª