CHAMADA ABERTA PARA PUBLICAÇÃO DA ANTOLOGIA “———— para tua terra: uma antologia antiracista/antifascista de poetas estrangeirxs em Portugal”

CHAMADA ABERTA PARA PUBLICAÇÃO DA ANTOLOGIA “———— para tua terra: uma antologia antiracista/antifascista de poetas estrangeirxs em Portugal”

A Editora Urutau anuncia uma chamada pública aberta intitulada ‘PRA TUA TERRA’: uma antologia antiracista/antifascista de poetas estrangeirxs em Portugal. O objetivo é congregar em uma obra manuscritos do gênero poesia produzidos por autores-escritores estrangeiros residentes em Portugal, com foco na abordagem de temas sobre racismo e xenofobia.

O tema está entre os mais fortes em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o movimento #BlackLivesMatter ganha força de resistência contra ações policiais que escancaram o racismo estrutural no seio do sistema. Em Portugal, de acordo com o último European Social Survey (ESS) de 2018/2019, um dos mais respeitados inquéritos europeus, não deixa dúvidas: 62% dos portugueses manifestam racismo, herança do passado colonial que é exaltado quando deveria ser rechaçado.

Este índice é facilmente sentido nas ruas, e um incômodo constante aos que vivem e trabalham em terras portuguesas. Por isto, a importância de utilizar a literatura como uma voz das coisas que precisam ser ditas.

“Esta expressão dolorosa ‘volta pra tua terra’ soa aos ouvidos como um eco amargo. Enquanto isto, nos perguntamos, a que terra devemos voltar¿ Em que terra deveríamos estar que não aquela que elegemos¿ A quem pertencem estas  terras todas¿ Os que nos mandam voltar a nossa terra seriam os mesmos que um dia ocuparam-nas violentamente¿”, explica o editor Wladimir Vaz sobre a escolha do título da antologia.

Aos que desejarem enviar as candidaturas, terão até o dia 15 de dezembro de 2020. Cada autor poderá enviar um poema que passará pela curadoria do próprio Wladimir Vaz, da editora Urutau, e da poeta Manuella Bezerra de Melo. Será necessário, para além do poema (que não necessita de ser inédito), que o autor envie uma minibiografia com, no máximo, três linhas, e indique em qual cidade vive actualmente. Serão aceites textos nas línguas nativas dos autores, desde que enviados com a devida tradução em língua portuguesa autorizada pelo participante. O material deverá ser enviado para antologiaportugal@gmail.com e os selecionados receberão um exemplar como contrapartida da participação

Carrinho

Cart is empty

Subtotal
€0.00
0